Gattaca – Experiência Genética (1997)




Filme de ficção científica dirigido por Andrew Niccol, e protagonizado por Ethan Hawke (Vincent Freeman), estreado em 1997 o filme está em seu 20º aniversário e ainda concebe muitas discussões.

Em Gattaca, a sociedade possui seu controle social baseado na genética, prática cotidiana nesta sociedade, onde os “Válidos” são os “filhos da ciência”, embriões geneticamente modificados com melhorias no patrimônio genético (eugenia). E os “Inválidos”, “filhos de Deus”, condenados pelo seu código genético, dado ao acaso da natureza. Ambos já direcionados ao sucesso e fracasso, respectivamente, condenados pelo seu código genético.


A trama do filme se passa no contexto de que Vincent deseja ir ao espaço, o que condenado pelo seu código genético é impossível naquela sociedade, onde o que lhe resta é serviços gerais. Mas Vincent compra o código genético de um ex-atleta, Jerome (Jude Law), com código modificado perfeito, e que ironicamente teve sua vida mudada por um “acidente” (tentativa de suicídio malsucedida) que o deixou paraplégico.

A um dado momento, o filme passa a uma busca policial por um assassino, onde Vincent esbarra com o irmão (filho da genética) e querido pelos seus pais, que se tornou policial e reencontra o irmão que havia deixado a família para conquistar seu sonho de ir ao Espaço. Neste desenrolar, apaixona-se por Irene (Uma Thurman), também uma “filha de Deus” e também descobre que era protegido pelo médico de Gattaca, que secretamente já havia percebido a farsa de Vincent e o tinha intimamente como um herói se conquistasse seu desejo de ir ao Espaço.

Vincent embarca rumo a Titã (lua de Saturno) e o que fica para trás são vários questionamentos desta nova sociedade que deixa na Terra.


Por: Priscila Oliveira

Para saber mais:


Filme completo dublado:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)