O Homem que Viu o Infinito (2016)


Filme britânico dirigido por Matt Brown baseado no livro: The Man Who Knew Infinity: A Life of the Genius Ramanujan, de Robert Kanigel conta a história verídica do brilhante matemático indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920).

Srinivasa Aiyangar Ramanujan nasceu em 1887 na cidade de Madras na Índia, então sob domínio do império britânico. Demonstrou enorme inteligência logo na infância por isso, ganha uma bolsa para o Liceu de Kumbakonam, onde desperta a admiração dos professores. Com 15 anos estudou sozinho o livro de George Shoobridge Carr, professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra) "Synopsis of Elementary Results on Pure Mathematics", a obra influenciou fortemente Ramanujan que desprezava as demonstrações.

Ramanujan não conseguiu entrar na Universidade por fracassar nos exames de inglês mas seguiu estudando matemática de forma autodidata. Consegue um modesto emprego de contador no porto de Madras e seu chefe o incentiva a enviar seu trabalho matemático, 120 teoremas de geometria demonstrados, para o professor de Matemática Pura da Universidade de Cambridge, Godfrey Harold Hardy que o chama para a Inglaterra.

Em Cambridge apesar de todas as dificuldades de adaptação, de sofrer com a alimentação diferenciada, com a desconfiança do corpo docente, com o terrível racionamento durante a primeira guerra mundial e até com o racismo dos ingleses, Ramanujan, após apenas cinco anos em Cambridge, tornou-se professor no Trinity College e foi aceito como membro da prestigiosa Royal Society. Em 1919, adoeceu com tuberculose e voltou para a Índia.

No filme Ramanujan é vivido por Dev Patel de "Quem quer ser um Milionário", Hardy por Jeremy Irons de "A Missão". Outros personagens importantes do filme são o matemáticos John Littlewood, interpretado pelo ótimo Toby Jones e o filósofo e matemático Bertrand Russell  interpretado por Jeremy Northam. Este grande elenco do filme recebeu treinamento com o matemático Ken Ono.



O destaque no filme sem dúvida é a relação, as vezes conflituosa, entre o introspectivo e fervoroso Ramanujam e o exótico e cético Hardy que desenvolve profunda admiração pelo jovem indiano.

Saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Srinivasa_Ramanujan
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-225720/
http://cinecartaz.publico.pt/Filme/o-homem-que-viu-o-infinito-361842
http://cinepop.com.br/critica-o-homem-que-viu-o-infinito-126369
http://www.itaucinemas.com.br/filme/o-homem-que-viu-o-infinito


Trailer:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)