Contato (1997)


Drama de ficção científica norte-americano dirigido por Robert Zemeckis com roteiro baseado em romance escrito por Carl Sagan.

Carl Sagan foi um físico brilhante com doutorado em Astrofísica pela Universidade de Chicago, trabalhou na Universidade de Harvard e na Universidade Cornell onde foi professor titular e diretor do laboratório de estudos planetários. Sagan atuou no programa espacial norte-americano como consultor da NASA e promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI  (Search of Extraterrestrial Intelligence).  Sagan escreveu vários livros de divulgação científica e conseguiu enorme sucesso produzindo, dirigindo e estrelando a série de televisão Cosmos de 1980.

O primeiro roteiro para o filme Contato foi escrito por Carl Sagan e (sua futura esposa) Ann Druyan em 1979 para a Warner Bros, na época o filme não saiu do papel e Sagan publicou o romance em 1985. Na década de 90 o projeto foi retomado e em 1995 Zemeckis, consagrado pelo sucesso de Forrest Gump (1994) e De Volta para o Futuro (1985), assumiu a direção da produção. O filme foi lançado em 1997 um ano após a morte de Carl Sagan.
O início do filme mostra a infância de Eleanor Arroway órfã de mãe Ellie vive com o pai Ted Arroway (David Morse) em uma relação amorosa, franca e desafiadora que a incentiva constantemente em seu aprendizado. Quando criança Ellie usa o rádio de seu pai para estabelecer contato com radioamadores a grandes distâncias, esta atividade a influencia fortemente e irá definir sua atividade científica profissional na sua busca por evidências de vida alienígena através da análise de sinais de radiotelescópios. 

"CQ, aqui é W9GFO. CQ, aqui é W9GFO, câmbio. CQ, aqui é W9GFO, câmbio. CQ, CQ, aqui é W9GFO, há alguém ai?"



Quando adulta Ellie se envolve no projeto SETI (Search of Extraterrestrial Intelligence), que busca contato com inteligências extraterrestres através de sinais eletromagnéticos. Apesar de ser uma pesquisadora brilhante Elleanor sofre com o forte preconceito no meio científico por ser mulher e por estar envolvida com uma atividade desacreditada.

A tarefa de Ellie, como diretora do SETI, é detectar sinais de rádio, usando radiotelescópios cuidadosamente direcionados, e interpretar estes sinal reconhecendo padrões que possam caracteriza-lo como evidência de uma transmissão de uma inteligência extraterrestre.  

 A discussão entre ciência (razão) e religião (fé) como tema central do filme é apresentada na relação de Ellie e do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey), nesta parte do filme ficam claros também dois outros aspectos da personalidade de Elleanor Arroway: o forte ceticismo religioso (como uma clara influência de seu pai e de sua morte prematura) e a aversão a relações pessoais que possam ofuscar suas aspirações científicas.

O filme apresenta as dificuldades inerentes do processo de fazer ciência como a publicação de resultados, a avaliação da qualidade do trabalho e o financiamento da pesquisa científica, neste contexto Ellie sofre com o ceticismo em relação ao projeto SETI especialmente do diretor da agência de fomento à pesquisa científica NSF (National Science Foundation) David Drumlim (Tom Skerritt) com quem já havia trabalhado no passado.

Quando, em uma sequência eletrizante, Elleanor Arroway detecta um sinal com um padrão que caracteriza uma transmissão de uma inteligência extraterrestre o filme muda de tom e os eventos passam a acontecer com uma velocidade impressionante.
Mesmo com a tentativa de David Drunlim de assumir o protagonismo no projeto, Elleanor passa rapidamente a ser uma celebridade da ciência.

O que são os sinais detectados? Não estamos sós no universo? O que eles querem? Quem deve ir ao encontro deles?

Contato é um filme excelente e que suscita muitas discussões interessantes.

Referências:
MONTEIRO, Rosana H., OLIVEIRA, Bernardo Jefferson (Org.) História da Ciência no Cinema 2; Belo Horizonte, MG: Argumentum- Scientia/UFMG, 2007.
https://filmow.com/contato-t4708/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Contact
http://www.telacritica.org/contato.htm
http://www.planocritico.com/critica-contato/
http://cienciacineclube.blogspot.com.br/2016/07/cosmos-1980.html
http://www.artperceptions.com/2015/10/contato-de-robert-zemeckis.html?spref=bl


Trailer:



Assistir filme completo on line aqui:
https://vimeo.com/134070943

ou no Youtube aqui

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)