Os Doze Macacos (1995)


Suspense americano de ficção científica Os Doze Macacos é o mais comercial, mais acessível e melhor filme do diretor Terry Gilliam e conta com atuações excelentes de Bruce Willis e Brad Pitt.

James Cole (Willis) é um condenado da justiça no ano de 2035 que é escolhido, por ter boa memória, para ser enviado de volta no tempo com a missão de descobrir as origens de um vírus que exterminou 99% da população humana em 1996 . A viagem para o passado leva Cole para 1990 e devido às circunstâncias ele acaba internado em um hospício onde conhece o lunático Jeffrey Goines (Pitt) e a psiquiatra Kathryn Railly (Madeleine Stowe) que diagnostica Cole como esquizofrênico paranoico. Cole volta para o futuro e as informações colhidas fazem os cientistas suspeitarem de Goines que era filho de um virologista e líder do Exercito dos Doze Macacos. Cole é enviado novamente ao passado, agora sim para 1996, e tentará evitar a disseminação do vírus mortal com a ajuda da doutora Railly.

Filme comercial, mas nada convencional, que as viagens no tempo e a confusão mental de Cole  (natural ou consequência das viagens temporais?) levam a uma narrativa fora do padrão. Destaque para o apelo visual que é característico do diretor e para a trilha sonora, com músicas como o tango Suite Punta Del Este de Ástor Piazzolla e What a Wonderful World  de Louis Armstrong estabelecendo a forte carga emocional do filme.

As imagens mostram um futuro distópico em que a humanidade vive precariamente nos subterrâneos e o mundo é dominado pelos animais, interessante que as imagens do presente não são tão diferentes mostrando um mundo sujo e lúgubre. Excelente filme!



Download: CinePub Café: Os Doze Macacos - 1995
Referências:
HILL, Rob; LLOYD, Ann; BERGAN, Ronald, 501 Filmes que merecem ser vistos, São Paulo: Larouesse do Brasil, 2011
http://www2.anhembi.br/publique/media/mestrado_comunicacao/12_macacos_por_luiz_vadico.pdf
http://www.planocritico.com/critica-os-12-macacos-1995/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Twelve_Monkeys
http://www.ccine10.com.br/os-12-macacos-critica/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nenhum a menos (1999)

Copenhagen (2002)

Contato (1997)